Monday, October 09, 2006

Para Reflectirem...

Em Texas Hold'em, a mão de sonho, claro que é, Par de Ases A-A (Pocket Aces). Chamemos-lhe tudo o que quiser (American Airlines, The Nuts, etc.), mas eles só irão aparecer uma vez em cada 220 mãos (e isso é a análise estatística). Na realidade, eles podem aparecer com maior ou menor frequência, caso esteja numa sequência de sorte ou numa maré de azar. Às vezes, o jogador menos experiente cometerá um erro crítico. Até mesmo o melhor profissional o faz. Quando receber o presente dos deuses de Poker, o pensamento imediato em No Limt é empurrar todas as suas fichas para o centro da mesa. A pergunta que você tem que considerar é... porquê? On-line, ou num jogo de ring ao vivo ou num torneio, o objectivo é maximizar

o lucro em todas as mãos. Se você é o tipo que faz All In com Ases (ou pares de mão), está a perder uma oportunidade para construir e, na maioria dos casos, ganhar um enorme pote com a sua mão. Com Pockets Aces, você tem que enfrentar este facto; você também tem que aceitar o facto que pode ser batido por uma mão menor e perderá uma porção considerável, ou mesmo todas as suas fichas nesta única mão. Olhemos para a lógica do jogo. Se você tem os Ases under the gun (primeira posição a falar logo à esquerda da BB) e faz um raise, as únicas mãos que deveriam fazer call são pares de mão e possivelmente A-K ou A-Q. A probabilidade do AK-AQ é rara, uma vez que você já tem dois Ases. Assim, as mãos mais prováveis em que pode colocar seu oponente são pares de mão ou, se você sabe que seu oponente tem muitas fichas ou é um maníaco, qualquer par, duas cartas seguidas do mesmo naipe ou cartas da mesma côr. Você QUER que as pessoas façam call aos seus Ases, e você definitivamente quer alguém que lhe faça re-raise. Nas posições médias ou tardias, é inquestionavelmente uma posição de re-raise. Uma vez mais, você quer que as pessoas disparem contra si, especialmente qualquer limper ou raiser. Se apenas faz call a um raise feito under the gun, esteja preparado para perder a mão; enquanto você tem a melhor mão desde o início, quando não conduzir para fora os seus oponentes, está-lhes a dar a oportunidade de ganhar com as mãos deles/delas e perder a sua. Por exemplo, recentemente num torneio, eu estava numa posição tardia, um lugar atrás do botão, com um número considerável de fichas. Tinha sido movido para a mesa há pouco tempo, e assim eu não tinha qualquer leitura de meus oponentes. Foram-me dadas "as pedras preciosas" e assisti como alguém numa posição cedo fez raise e cinco pessoas fizeram call. Este era um caso onde o simples call não ia fazer qualquer coisa, apenas colocar-me em dificuldades, assim eu fiz re-raise para all in. Dos originais seis (o raiser e esses que cegamente seguiram o aumento) só dois continuaram a jogar. Um tinha A-K (o esperado) e o outro J-x (?). Eu acabei por ganhar a mão, quase triplicando as minhas fichas. Em Limit, porém, estamos a lidar com um animal completamente diferente. Você não pode proteger sua mão como acontece em No Limit, assim, há um maior potencial de ser batido por mãos menores. Porém, os axiomas de No Limit ainda continuam verdadeiros. Você quer que as pessoas chamem, e você definitivamente quer que as pessoas façam raise, assim dando-lhe oportunidade de fazer um re-raise. Você tem que observar as pessoas com que está a jogar e, embora doloroso, esteja preparado para lhes lançar a bomba em mãos! Infelizmente, a maioria das pessoas não quer jogar o jogo que é o poker. Em vez de aproveitar a oportunidade para maximizar o potencial deles/delas, a maioria das pessoas irá All in preflop, empurrando todos os oponentes para fora da mão. Enquanto esta pode ser a táctica certa na parte final de um torneio, quando você está batalhando para a vitória, fazer isto no início não ajuda no aumento do número das suas fichas. Jogue poker, ganhe grandes potes quando as pessoas vão contra si enquanto tem na mão "The Nuts", e esteja preparado para essas bad beats quando as cartas não são do seu agrado. Tudo que você pode esperar deste jogo é ter o melhor possível quando já tem o seu dinheiro lá, e com os Ases, pelo menos começa com a melhor mão em poker.

4 comments:

zumytime said...

Este texto foi retirado da Pokernews...

The_Swedish_Chef said...

Eu dou-te o meu último AA.

Em HUP, ambos com quase 3000 fichas (2ª fase de um torneio para tartulho valente).

Eu com AA faço raise, o oponente re raise, eu raise por cima dele, ele all in, eu all in.

Tudo isto pré flop.

Eu AA. Ele mostra 10 9 de espadas.

Sai ao flop 10 9 5.

Já nem me lembro do resto...

gus_allen said...

Lá está, é a maneira q mais me dá prazer de apostar...slow play!

The_Swedish_Chef said...

Foi no pre flop LOKO !!!!